sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fatos Históricos 20 de Dezembro


Hoje é Sexta-Feira
20 de Dezembro de 2013

Estamos na 51ª (Quinquagésima Primeira) semana do ano.
De Janeiro até hoje passaram 354 dias.
Faltam 11 dias para o fim do ano.
Estação: Primavera.
Sol no Signo de Sagitário.
A Lua é Cheia

SANTOS DO DIA:

 SÃO DOMINGOS DE SILOS

PARA A FESTA NACIONAL DA UVA 2014
FALTAM 62 DIAS



HOJE É:

DIA DO MECÂNICO


HOJE NA HISTÓRIA:


O DIA DE HOJE, 20 DE DEZEMBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL


1868 – CHICAGO – ESTADOS UNIDOS – Nasce o industrial norte-americano Harvey Firestone.

1938 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Vladimir Kosma Zworikin, americano nascido na Rússia, patenteia dois dispositivos revolucionários que levam à televisão moderna.

1957 – PARIS – FRANÇA – Dezessete países da Europa ocidental firmam acordo em Paris criando uma agência para promover o uso pacífico da energia atômica.

1963 – AUSCHIWTZ – ALEMANHA – Começa o Julgamento de Auschwitz, em que são julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista.

1968 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Morre John Ernst Steinbeck, escritor americano, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1962.

1892 – DETROIT – ESTADOS UNIDOS – Alexander Brown e George Stillman patenteiam um pneu inflável para automóveis.

1982 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Morre Arthur Rubinstein, pianista norte-americano de origem polonesa, famoso por interpretar compositores românticos.

1989 – PANAMÁ – Tropas americanas invadem o Panamá, derrubam o governo do general Manuel Antonio Noriega e dão posse a Guillermo Endara, que vencera as eleições de maio.

1994 – CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO – Desvalorização do peso mexicano inicia o efeito Tequila em todas as economias da América Latina.

1995 – BÓSNIA – Tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) assumem a missão de paz da Organização das Nações Unidas na Bósnia, que estava em guerra civil.

2001 – BUENOS AIRES – ARGENTINA – O presidente Fernando De la Rua e seu ministro da Economia, Domingo Cavallo, renunciam em meio a grande crise política e econômica no país. O presidente do Senado, Ramón Puerta, assume o governo argentino provisoriamente.


O DIA DE HOJE, 20 DE DEZEMBRO, NA HISTÓRIA REGIONAL

1768 – RIO DE JANEIRO – D. Frei Antônio do Desterro cria a freguesia de Nossa Senhora da Oliveira da Vacaria, tendo como primeiro Vigário o Pe. João da Costa Barros.

1837 – RIO DE JANEIRO – Criada a paróquia de São Domingos das Torres, o primeiro pároco foi o Padre Joaquim Serrano.

1904 – ANTÔNIO PRADO e NOVA ROMA DO SUL – Visita do Bispo Dom Cláudio Ponce de Leão.

1907 – ANTÔNIO PRADO – Nasce Valdomiro Bocchese, filho de Marco e Luiza Reginatto. Foi vereador, prefeito e empresário de larga visão, impulsionou o progresso local.

1945 – SÃO LEOPOLDO – Morre Frei Bernardo de Puygros, capuchinho, francês. Trabalhou em Veranópolis, Garibaldi, Flores da Cunha e Segredo.

1955 – PORTO ALEGRE – Newton Bento Alves, Nestor José Gollo e Arison Pinto encaminham ao Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o caxiense Elizeu Paglioli, o pedido para que fosse instalada, em Caxias do Sul, uma Faculdade de Economia, como unidade da UFRGS.

1963 – CAXIAS DO SUL – Pe Eugênio Ângelo Giordani é eleito presidente do Aeroclube local.

1967 – UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – A Universidade de Caxias do SuI, na formatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, outorgou ao Ministro da Educação, Deputado Federal Tarso Dutra, o título de Doutor Honoris Causa. Tarso Dutra compreendera a importância da Universidade para a cidade e a região, apoiando a proposta de criação da mesma.


NASCIMENTOS DE FAMOSOS:


1942 - Sílvio de Abreu, ator e autor de novelas brasileiro.

1978 - Magrão, futebolista brasileiro.

1980 - Ashley Cole, futebolista inglês.



PENSAMENTO DO DIA:


"Uma gota de fel deixa amargo muito mel."



0 comentários:

Postar um comentário