quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fatos Históricos 28 de Novembro


Hoje é dia 28 de Novembro de 2013, Quinta - Feira

Estamos na 48ª semana do ano.
De Janeiro até hoje passaram 332 dias.
Faltam 33 dias para o fim do ano.
Estação: Primavera.
Sol no Signo de Sagitário.
A Lua é Minguante

SANTOS DO DIA:

SÃO SÓSTENES


SÃO TIAGO DE MARCA


PARA A FESTA NACIONAL DA UVA 2014
FALTAM 84 DIAS



HOJE É:

DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO.


HOJE NA HISTÓRIA:

O DIA DE HOJE, 28 DE NOVEMBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL


1520 – SUL DA AMÉRICA DO SUL – Fernão de Magalhães, navegador português ao serviço da Espanha, atinge o Oceano Pacífico, vindo do Atlântico, após atravessar o estreito que tem o seu nome.

1820 – BARMEN – ALEMANHA – Nasce o socialista e industrial Friedrich Engels (1820-1895). Escreveu e editou com Karl Marx o Manifesto do Partido Comunista (1848), nos volumes 2 e 3 escreveu “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico e Origem da Propriedade, da Família e do Estado”.

1887 – PLACÊNCIA – ITÁLIA  - D. João Batista Scalabrini, na Igreja de Santo Antônio, funda a Congregação dos Missionários de São Carlos, cujo objetivo é a assistência aos imigrantes e migrantes, com grande atuação na imigração italiana, especialmente no Rio Grande do Sul.

1919 – LONDRES – INGLATERRA –  Lady Nancy Astor foi a primeira mulher eleita para a Câmara dos Comuns Britânica.

1954 –- CHICAGO – ESTADOS UNIDOS – Morre o físico nuclear italiano Enrico Fermi, um dos construtores da bomba atômica.  Recebeu o Prêmio Nobel e transferiu-se para os Estados Unidos.


O DIA DE HOJE, 28 DE NOVEMBRO, NA HISTÓRIA REGIONAL  

1885 – PORTO ALEGRE - É ordenado sacerdote o Padre Josué Bardin, italiano de Belluno. Sacerdote generoso e de virtudes, dedicou-se aos imigrantes poloneses. Foi chamado ‘’Apóstolo dos Polacos’’.

1887 – CAXIAS DO SUL - Com  121 anos, morre, de velhice, Francisca de Moras, filha de Antônio Lourenço e de Maria Clara,  sepultada na sede. Dados constantes do registro paroquial.

1921 – VERANÓPOLIS - É levantada a pedra fundamental da velha igreja matriz. Para espanto geral, a caixa havia sido violada e o dinheiro do império, que lá devia estar, fora roubado.

1935 – CAXIAS DO SUL - Fundado o Colégio São Carlos, grande estabelecimento de ensino da região.

1960 – PORTO ALEGRE  - Ato nº 2 do Conselho Superior da Magistratura, determina que a comarca não instalada de Marau fique sob a jurisdição do Juiz de Direito da 1ª vara da comarca de Passo Fundo.

1992 – GARIBALDI - Morre Frei Fulgêncio Caron, sacerdote capuchinho, aos 86 anos, natural de Veranópolis. Trabalhou em sua terra natal, Flores da Cunha, Vila Flores, Garibaldi, Santuário de Caravaggio, Maracajá (SC) e em Portugal.


NASCIMENTOS DE FAMOSOS:

1988 - Perlla, cantora brasileira.

1990 - Carla Diaz, atriz brasileira.

 

PENSAMENTO DO DIA:

"Nos jardins bem cuidados também brotam ervas daninhas."



0 comentários:

Postar um comentário