quarta-feira, 27 de junho de 2012

Portugal e Espanha duelam em meio à crise econômica

Adversárias nesta quarta-feira pelas semifinais da Eurocopa, as seleções de Espanha e Portugal parecem viver uma realidade econômica distante daquela enfrentada por seus países. Enquanto as nações ibéricas buscam um meio de driblar a atual crise da Zona do Euro, as equipes são capazes de contar com os jogadores mais caros do mundo e figurar em posições de destaque no ranking de times mais valiosos.

Sexta seleção mais cara do planeta, Portugal se orgulha por ter em campo o atacante Cristiano Ronaldo, detentor de um valor de mercado de R$ 225 milhões, o mais alto da Euro. Em termos de conjunto, contudo, os gajos perdem para a Espanha. Somados os passes de todo o elenco espanhol obtêm-se o valor estimado de R$ 1,5 bilhão, o maior do mundo. Os valores levam em consideração uma possível negociação entre clubes.

No ranking da Fifa, que mede o desempenho das equipes, o quadro é parecido. Desde a conquista da última edição da Euro, em 2008, a Espanha lidera a listagem. Portugal está em 10º, à frente de seleções tradicionais como Itália e França.

As economias domésticas, porém, definham. Espanhóis já chegaram a ser a sétima potência econômica mundial, mas atualmente caíram para a 13ª posição. A taxa de desemprego é de 24%, maior índice desde 1996, enquanto o Produto Interno Bruto diminuiu 2,2% face a 2011 e já se encontra abaixo da média europeia pela primeira vez em dez anos.

O vizinho português também é um dos mais afetados pela crise que atinge os países periféricos do Velho Continente. Com uma diminuição de 1,6% no valor do PIB, o país enfrenta um desemprego de 15%. Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, figura na 43º posição da lista de economias do mundo.

Portugal e Espanha se enfrentam às 15h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no estádio Donbass, em Donetsk, na Ucrânia. O SporTV e a TV Globo transmitem a partida ao vivo.


FONTE SPORTV.COM

0 comentários:

Postar um comentário