segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Fatos Históricos 18 de Novembro


Hoje é dia 18 de Novembro de 2013, Segunda - Feira

Estamos na 47ª semana do ano.
De Janeiro até hoje passaram 322 dias.
Faltam 43 dias para o fim do ano.
Estação: Primavera.
Sol no Signo de Escorpião.
A Lua é Cheia

SANTOS DO DIA:

BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO


PARA A FESTA NACIONAL DA UVA 2014
FALTAM 94 DIAS



HOJE É:


DIA DA BRIGADA MILITAR

DIA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA

DIA DO ARREPENDIMENTO


HOJE NA HISTÓRIA:


O DIA DE HOJE, 18 DE NOVEMBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL


1789 – CORNEILLES – FRANÇA –  Nasce o inventor da fotografia Louis Daguerre (1789-1851), em Cormeilles, perto de Paris. Em 1839 apresentou na Academia das Ciências francesa o daguerreótipo, o primeiro processo fotográfico de produção de imagens que perduravam.

1814 – OURO PRETO – MINAS GERAIS  –  Morte do escultor brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814) em Ouro Preto, Minas Gerais. Das suas esculturas para igrejas de Minas Gerais, destacam-se as dos doze profetas e as sessenta e seis imagens dos Passos realizadas para o Santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas

1901 – PANAMÁ –  Assinatura in loco do acordo entre o Reino Unido e os Estados Unidos para a construção do Canal do Panamá.

1976 – NOVA IORQUE – SEDE DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS –  A ONU rejeita a integração de Timor-Leste na Indonésia.

1962 – COPENHAGUE – DINAMARCA – Morre Niels Henrik David Bohr, físico dinamarquês, nascido em 1885. É o autor de teoria atômica que discute conceitos da física clássica.  Doutorou-se em 1922 e recebeu o Prêmio Nobel de Física. Estudou na Inglaterra. De volta à pátria, foi diretor do Instituto de Física Teórica, cargo que desempenhou até a morte.


O DIA DE HOJE, 18 DE NOVEMBRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1897 – ANTÔNIO PRADO – Chega o novo cura, o Pe. Cármine Fasulo, nomeado em substituição ao Pe. Alexandre Pellegrini, que foi residir em Nova Treviso e Castro Alves e que, mais tarde, fixando-se em caráter definitivo em Linha Carlos Leopoldo, fundou Nova Roma do Sul, elevada a município em 30 de novembro de 1987. Hoje, Nova Roma do Sul tem 3.500 moradores e 2.650 eleitores.

1898 – BORDÉUS – FRANÇA -  Embarcam no navio Cordillière, as irmãs da Congregação de São José de Chambery, para o Rio Grande do Sul: Irmã Maria Paula (Marie Clotilde Dunand), Irmã Maria Azélia  (Benoite Diorcet), Irmã Clotilde (Marie Françoise Zaberer) e Irmã Dorothée (Marie Elisabeth Pachod).

1961 – CAXIAS DO SUL - A direção da Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima encaminha pleito,  ao Ministério da Educação, pedindo a criação de uma Faculdade de Medicina.

1963 – FLORES DA CUNHA – A atriz Maria Della Costa visita sua terra natal. Detém-se, emocionada, a contemplar o local onde se erguia a sua casa.

1967 – CAXIAS DO SUL – Pioneiro destaca a concessão da Medalha do Pacificador ao Maestro José Francisco Gama, cidadão preto, de relevantes serviços à cultura, como maestro de diversas bandas. Regia sem jamais solicitar ou aceitar qualquer pagamento. Era orgulhoso oficial da reserva do Exército.

1973 – CISMON DEL GRAPPA – ITÁLIA – O Vice-Prefeito de Caxias do Sul Dr. Mário David Vanin deposita coroa de flores no ossário do Monte Grappa, homenageando os vinte  mil aí tombados na Primeira Guerra Mundial. São hasteadas as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.


NASCIMENTOS DE FAMOSOS:

1958 - Cláudia Jimenez, atriz brasileira.

1984 - Takayuki Nakahara, futebolista japonês.


PENSAMENTO DO DIA:


"Quem nasce redondo não morre quadrado."

0 comentários:

Postar um comentário