sábado, 18 de janeiro de 2014

Aprenda a gelar bebidas rapidamente com uma receita infalível



Aqui está uma receita para quem precisa gelar a cerveja ou qualquer outra bebida rapidamente. Pode ser que você tenha conseguido comprar as latinhas só momentos antes daquele churrasco. Pior, vieram direto da prateleira, pois as geladas já haviam acabado no supermercado.

Você vai precisar de gelo, claro, mas também de álcool líquido e sal grosso. Ah, lembre-se de manipular o álcool longe da churrasqueira ok, você já sabe, mas não custa lembrar. Quando estes ingredientes são misturados forma-se uma mistura capaz de baixar as temperaturas a -14°C! Então, cuidado. Se você exagerar na quantidade de ingredientes e no tempo em que a bebida fica no gelo, a cerveja pode até congelar.

Mas que mágica é essa? A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, em uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor. Se é necessário absorver calor ele terá de vir de algum lugar, certo? O gelo faz o favor de retirar o calor justamente das latinhas que estiverem em contato com ele. Nada como uma ajuda da química para refrescar o seu verão.


Magia do super-resfriamento

Ingredientes
(Reduza os ingredientes para a quantidade de gelo que você tem. A proporção é estimada)
5 kg de gelo
250 ml de álcool líquido
250 gramas de sal grosso

Como fazer
Misture tudo em uma caixa térmica ou isopor e espalhe as latas pela mistura. Agora é só esperar para a mágica acontecer. Sirva em copos para evitar o gosto do sal que esteve em contato com a lata.


Foto: Divulgação

Fonte

 

0 comentários:

Postar um comentário