terça-feira, 23 de abril de 2013

BARBARIDADE: Coordenador do MTG critica música de Joca Martins


O coordenador da 18a Região Tradicionalista, Rui Francisco Ferreira Rodrigues, 60 anos,de Santana do Livramento, tem feito duras críticas a nova música do cantor nativista Joca Martins.“Eu Sou Bagual” é uma espécie de homenagem à cidade da fronteira e teve até clipe gravado no município. Em entrevista ao blog, ele criticou o ritmo da música, que não seria nativista, mas uma “lambada”. E disse que Joca, ao contrário do que daria a entender a letra (do compositor Fernando Soares), não nasceu em Livramento, mas em Pelotas.

“Eu não nasci num coxo de sal e não sou bagual. O que significa bagual? Um sujeito grosso, ingorante”, afirmou Rodrigues, administrador de empresas e professor universitário aposentado.”É uma brincadeira de mau gosto, uma chacota pra nós, tradicionalistas. Será que nossas mães pariram no meio do campo?”, perguntou o coordenador do MTG, tradicionalista há 26 anos, responsável por fazer cumprir as regras do MTG em doze cidades da fronteira, incluindo Rosário do Sul, Bagé e Dom Pedrito.

Esta não é a opinião da organização da 31a Campereada Internacional de Santana do Livramento, um dos maiores rodeios do estado, que acontece entre 30 de abril e 5 de maio. Tanto que Joca foi convidado para fazer o show de encerramento, no último dia do evento.

A polêmica surpreendeu o cantor. “Os compositores são santanenses, mas eu nunca disse que sou santanense. Tenho dito que sinto orgulho em ser pelotense. Minha ligação com Santana do Livramento vem pela afinidade com a musicalidade da região e pela amizade com músicos de lá”. Sobre a expressão “bagual”, Joca cita o poeta Antônio Augusto Ferreira, que ganhou uma Califórnia com uma composição que diz ‘eu sou bagual que não se entrega, assim no más’. “Com isso, Antônio associou o bagual a alguém com fibra, pujança. Nunca usei a expressão no sentido pejorativo”, explicou ao blog. Para o cantor, ”nascer em coxo de sal”, significa ter raiz. “Faltou sensibilidade ao coordenador da 18a RT”, resumiu Joca.

O presidente do MTG, Erival Bertolini, saiu em defesa de Joca Martins. Disse que respeita a liberdade de expressão e a posição do coordenador da 18a região. E opinou. “Não entendo que exista ofensa na música do Joca que, ao gravá-la, quis enaltecer a cidade. Enquanto MTG, não temos departamento de censura, não podemos censurar músicas”, afirmou ao blog. Exemplar a irretocável a postura do presidente! Parabéns!

Foto: Divulgação


Um comentário:

  1. sou de livramento mas estou em pinheiro machado, nao nasci dentro de um coxo de sal mas se tivece nacido melhor seria, tenho muito orgulho de ser chamado de bagual, a musica retrata um pouco da nossa fronteira. Fernando c.

    ResponderExcluir