domingo, 28 de abril de 2013

Juventude vence o Grêmio e está na final do turno


Não poderia ter sido mais dramático. Após um jogo extremamente disputado, o Juventude nos pênaltis, manteve a invencibilidade no Jaconi, e se credenciou para a decisão da Taça Farroupilha. O adversário vai ser o Inter que venceu o Veranópolis por 1 x 0 neste domingo (28), no Estádio Centenário.
No tempo normal, o tricolor da Capital abriu o placar com Barcos, mas Diogo Oliveira igualou o marcador. Nas penalidades, Adaílton desperdiçou e André Santos teve a chance de dar a vaga para o tricolor. Errou também.

Nas cobranças alternadas, Fernando brilhou ao defender o chute do chileno Vargas e o volante Gustavo confirmou a vaga na decisão. Na primeira etapa, o duelo tático entre os treinadores prevaleceu. Diferentemente do que havia feito contra o Inter, Lisca posicionou seu time de forma mais precavida.

Em muitos momentos, todo o time esteve postado atrás da linha do meio-campo, apenas aguardando um erro do Grêmio para tentar o contra-ataque. Quando recuperava a bola, o Juventude tentava as infiltrações pelo meio-campo, especialmente com Diogo Oliveira e Rogerinho. Do lado gremista, as principais chances vinham dos pés do chileno Eduardo Vargas.

Aos 15, Zulu fez ótimo passe para Diogo Oliveira, que dominou e chutou forte, muito perto da trave. Com o centroavante alviverde posicionado mais pelo lado direito, o time de Lisca desperdiçou as poucas chances criadas e não deu oportunidades para a equipe de Luxemburgo criar. Na melhor tentativa gremista, André Santos recebeu pela esquerda e cruzou para Vargas completar para o gol. O árbitro assinalou impedimento.

Após o intervalo, pouca coisa mudou. Só que o temido erro aconteceu. Depois de um passe equivocado na saída de jogo, o argentino Barcos recebeu, perto da área, e soltou uma bomba de pé direito, acertando o canto do goleiro Fernando.

A torcida gremista ainda comemorava quando o Juventude respondeu. Alan levantou para a área e Diogo Oliveira ganhou de Grolli de cabeça e acertou a bola no contrapé de Dida. Os minutos seguintes foram de tensão, muitos passes errados e disputas acirradas. A melhor chance do Ju veio após grande jogada de Diogo Oliveira, uma escorada de Zulu e o chute forte de Adaílton. A bola desviada parou em uma defesaça de Dida.

Do lado gremista, Barcos voltou a levar perigo no finalzinho, após uma escorregada de Rafael Pereira, mas o goleiro alviverde salvou. Com o empate em 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis. Nas duas primeiras cobranças de cada lado, aproveitamento de 100%, com Zé Roberto, Alan, Barcos e Zulu. Após Fernando também marcar para o Grêmio, Adaílton chutou por cima e deixou o Ju em situação complicada. Pará confirmou a cobrança e Diogo manteve o Ju vivo.

Na hora de classificar o time de Luxemburgo, André Santos também chutou por cima. Coube a Moisés mandar a decisão para as cobranças alternadas. Aí apareceu Fernando. O do Juventude. O goleiro voou para defender o chute de Vargas e levou ao delírio a torcida alviverde. Gustavo chutou firme, no lado direito do gol e garantiu a vaga para a final. O gol deu início a uma grande festa no estádio. Jogadores foram comemorar com a torcida.

O fator Jaconi está mantido. Com garra, festa e uma dose extra de dramaticidade.

Foto: Porthus Junior, Agência RBS

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário