terça-feira, 30 de abril de 2013

Luxemburgo é punido após confusão no Chile


Custou caro ao Grêmio a confusão após o empate em 1 a 1 com o Huachipato em 18 de abril. Em comunicado no site oficial, a Conmebol anunciou as punições para as duas equipes. Vanderlei Luxemburgo levou seis jogos de suspensão, mais multa no valor de 25 mil dólares.

Segundo a nota, Luxa infringiu o artigo 10.1.a do código disciplinar formulado pela entidade: "conduta antidesportiva contra jogadores rivais ou outras pessoas que não sejam os oficiais da partida, usando termos ou expressões que atentem ao decoro ou à dignidade ou empregando gestos contrários à ordem esportiva". Além do treinador, o auxiliar Emerson Rosa pegou oito partidas e multa de 20 mil dólares e o zagueiro Douglas Grolli, cinco jogos e multa de 10 mil dólares.

Diante do Independiente Santa Fé, na quarta, pelas oitavas, Roger Machado deve assumir o comando da equipe à beira do gramado.

- Há um tempo atrás eu sairia atropelando. Mas o que vai mudar? Absolutamente nada. Já está feito. Cabe a vocês (jornalistas).... Quem viu e participou fazer a análise. Ao meu ver foi totalmente injusta. Foi uma análise superficial. A provocação partiu deles. Mas se a Conmebol entendeu assim, só temos que lamentar. Não adianta nada sair xingando todo mundo - disse Luxa, em entrevista coletiva na tarde desta segunda, logo após a divulgação da punição. O Huachipato teve mais membros punidos, porém com menor intensidade. O técnico Jorge Pellicer e o preparador físico Marcelo Rosemblat levaram um jogo de suspensão cada, enquadrados no mesmo artigo do que Luxa e terão que pagar, respectivamente, multas de 1 mil e 2 mil dólares. Três jogadores foram punidos: Francisco Arrué (3 jogos e 5 mil dólares), Nicolás Nuñez (3 jogos e 5 mil dólares) e Juan Espinoza (5 jogos e 10 mil dólares).

Grêmio recorre e quer Luxa na quarta

Reunido na noite desta segunda-feira, o departamento jurídico do Grêmio enviará na manhã desta terça-feira à Conmebol recurso às penas. A ideia dos advogados é, num primeiro momento, solicitar efeito suspensivo para liberar o trio à partida contra o Santa Fé, quarta-feira, pelas oitavas de final da Libertadores. Se não for possível, o plano prevê a redução da suspensão.

- Recebemos a confirmação da punição nesta tarde (segunda-feira). Vamos adotar todas as medidas possíveis e necessárias visando ao jogo de quarta. Existe a figura do efeito suspensivo, vamos analisar. Houve desproporção em relação às imagens e as penas aplicadas. A comissão técnica e os jogadores do Grêmio se portaram na defensiva, protegendo a integridade física. Em momento algum, eles reagiram. Os profissionais do Huachipato fizeram isso e acabaram com a menor punição - disse o assessor jurídico da presidência, Thiago Brunetto.

A Conmebol disse que segue trabalhando sobre as ocorrências daquela partida. A confusão começou logo depois do término da partida. Os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Jorge Pellicer foram se cumprimentar, mas membros da comissão técnica do Huachipato se desentenderam com o treinador do Grêmio. Logo depois, um jogador e o preparador físico do clube chileno partiram em direção de Luxemburgo, que caiu. Foi o estopim para o início de uma confusão generalizada, que só terminou


Foto: Divulgação

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário