terça-feira, 21 de maio de 2013

Morre aos 74 anos Ray Manzarek, tecladista da banda The Doors


Morreu na manhã desta segunda-feira Ray Manzarek, tecladista e cofundador do The Doors. Manzarek tinha 74 anos e sofria de câncer na vesícula biliar. Quando morreu, ele estava acompanhado da mulher, Dorothy, e dos irmãos, Rick e James Manzarek, em uma clínica na cidade de Rosenheim, na Alemanha. O anúncio foi feito por meio das redes sociais e do site do Doors.

– Fiquei profundamente triste ao saber do falecimento, hoje, do meu amigo e colega de banda, Ray Manzarek. Só estou feliz por ter conseguido tocar as músicas do The Doors com ele na última década. Ray era uma parte enorme da minha vida e sempre sentirei sua falta. – declarou o guitarrista e antigo colaborador do The Doors, Robby Krieger.

– Ray Manzarek foi maior que a vida. Ele fará falta. – afirmou Tom Vitorino, empresário do tecladista, em declarações à AFP.

Slash, ex-guitarrista da banda de rock Guns N' Roses, foi um dos primeiros a homenagear o tecladista, ao escrever em sua conta no microblog Twitter: "Descanse em paz, Ray Manzarek, faltam palavras".

The Doors foi formado em 1965, quando Manzarek encontrou-se com Jim Morrison na praia de Venice, nos Estados Unidos. Os dois haviam se conhecido na UCLA, universidade de Los Angeles, um mês antes. O tecladista convidou Morrison para sua banda, Rick and the Ravens, empolgado com a veia poética do vocalista, que lhe mostrou alguns de seus trabalhos.

A banda acabou se tornando uma das mais importantes do rock e ficou marcada por sua contribuição à psicodelia que é característica das décadas de 1960 e 1970 no gênero. Até a morte de Jim Morrison, em 1971, venderam mais de 100 milhões de discos e ganharam 19 discos de ouro, 14 de platina e cinco múltiplos de platina.

Em 2002, Manzarek voltou a se apresentar com o guitarrista dos Doors, Robby Krieger. O projeto, intitulado Riders on the Storm (em homenagem a outro grande sucesso dos Doors), passou por Porto Alegre em 2008, com show no Pepsi On Stage. A apresentação foi marcada por solos de teclado, interação de Manzarek com o público gaúcho e diversas homenagens a Jim Morrison.

Manzarek trabalhou ainda com artistas como Echo & the Bunnymen, Philip Glass e Weird Al Yankovic. Sua última gravação foi no disco Translucent Blues, do guitarrista Roy Rogers.

Foto: Divulgação

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário